terça-feira, agosto 29, 2006

Video em verde - the joy of repetition

Over and Over dos Hot Chip. Eu também gosto de repetir, e como já vi várias vezes este video, cá está ele.
Também é giro o de Boy From School, está por aqui...

segunda-feira, agosto 28, 2006

I am a creature of the night

1. Começa com este Self Control, de RAF (mais tarde retomado pela Laura Branigan, o video também está no Youtube) um top 5 de músicas sobre o controlo. Ainda estou a meio de uma discussão sobre se esta música é simplesmente má ou se é tão má que é boa.

2. Na MTV dá para ver como a música faz com que a Missy Elliott e companhia percam o controlo... Video no you tube, claro.

3. Claro que quando se fala em controlo é impossível deixar de pensar no She's Lost Control dos Joy Division – e agora nos seus sucessores She Wants Revenge, que também têm um Out of Control. Mas para algo mais actual que os Joy Division e mais interessante do que os She Wants Revenge, The Gossip têm um Standing in the Way of Control (aqui o tema e ainda uma remistura das Le Tigre).

4. Gosto especialmente deste Y Control dos Yeah Yeah Yeahs, aqui no programa do John Peel, acho eu.

5. ... e por estas bandas, sempre adorei como a Natércia Barreto fazia “controle” rimar com “óculos de sol”.

RAF - Self-Contol (video)
Missy Elliot - Lose Control (video)
The Gossip - Standing in the Way of Control (mp3)
The Yeah Yeah Yeahs - Y control (mp3)
Natércia Barreto - Óculos de Sol (stream)

domingo, agosto 27, 2006

Cover falada

Imaginem o Common People, dos Pulp, na voz do Captain Kirk. Já está? Então, podem ir aqui, e ouvir se era mais ou menos assim.
Uma música neste registo é giro, mas um disco inteiro é capaz de ser cansativo...

William Shatner & Joe Jackson: Common people (cover de Pulp)

sexta-feira, agosto 25, 2006

Várias covers, um remix-versão e um mashup

Tenho de admitir que se alguém me dissesse que eu ia ouvir música de um grupo de Dallas, de montes de tipos com túnicas brancas e ar generalizado de seita religiosa capaz sei lá do quê, eu não ia acreditar. Mas é verdade. E agora gosto dos Polyphonic Spree (têm um belo site, e também estão no myspace). Conheci-nos na banda sonora do Eternal Sunshine of the Spotless Mind e agora ouvi-os transformados (há quem diga que é uma cover, há quem jure que é uma remistura) pelos The Go! Team (já mencionados por cá).
Bem, o que quer que seja que os Go! Team fizeram com o tema Soldier Girl, dos Polyphonic Spree, está aqui. Também anda por lá uma cover dos Architecture in Helsinki (que são australianos) do Love is the Drug dos Roxy Music.
E por falar nos AIH, no my space deles há uma cover dos Beach Boys e um mashup deles próprios com Busta Rhymes.
Por outras bandas, os Arcade Fire atacam o This Must Be The Place (Naive Melody), dos Talking Heads e os Talking Heads fazem uma cover de These Boots Are Made For Walking, tema mais conhecido na voz de Nancy Sinatra.

The Go! Team - Soldier Girl (Polyphonic Spree) (mp3)
Architecture in Heslinki (my space)
Aracade Fire - This Must Be The Place (Naive Melody) (Talking Heads) (mp3)
Talking Heads - These Boots Are Made For Walking (Nancy Sinatra) (mp3)
E o número um vai para....

Tinha de ser este Deceptacon, das Le Tigre. É muito bom!
Se não fosse este, seria o Weapon of Choice ou o Praise You (Fatboy Slim), realizados pelo Spike Jones. Mas como já tinha posto esses aqui...
Mais danças- 2

Logo a seguir, os Pizzicato 5 - It's a Beautiful Day!
Mais Danças - 3

O novo video dos OK go!, chamado Here it goes again - deixem-me lembrar que já os vimos aqui neste blog, no primeiro vídeo-coreografia - fez com que fossem relembrados em vários sítios vídeos com danças giras-esquisitas-emblemáticas. Eu não vou pôr aqui o Thriller do Michael Jackson, embora já tenha sido vista a fazer parte da coreografia bastantes vezes (de mais?) mas vou pôr outros. Num top 3, o terceiro lugar vai para os Kings Of Convenience - I'd Rather Dance With You.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Santa Maria da Feira??

É de gabar (às vezes) a coragem de algumas pessoas em cantar em línguas que não dominam. Os Kings Of Convenience, por exemplo, fizeram uma versão do Corcovado (em português, não a versão inglesa) no concerto na Aula Magna, em Lisboa, mais no início deste ano. Confessaram que não percebiam nada do que estavam a cantar.

Depois há os que sabem espanhol e se aventuram no português, como o Devendra Banhart e a sua Santa Maria da Feira (neste link).

A Peaches atreveu-se com o alemão e fez uma cover do Keine Melodien dos Jeans Team (aqui).

E depois há os clássicos: a Amália a cantar o All the things you are ou os belos temas (não estou a ser irónica!) do Nat King Cole en español (Ojos verdes, Perfidia, ...).

O João Gilberto tem, no meu disco preferido dele (Amoroso/Brasil), uma música em inglês ('S Wonderful), outra em italiano (Estate) e finalmente em espanhol (Besame Mucho).

Claro que faltava aqui alguma coisa de França, por isso fui buscar uma musiquita da Brigitte Bardot (essa fascizóide), que deu o seu toque afrancesado no inglês em Everydoby Loves my baby - a ouvir aqui.
por falar em Mondrian...

Não sei do que gosto mais neste video - se da fatiota se do penteado? Dos olhos esbugalhados ou da maneira de dançar? Mas não posso gozar muito. A verdade é que ainda hoje, para mim, não há quase nada melhor para dançar que os B52's...
video em vermelho

Ao início detestei este We Share Our Mother's Health, dos The Knife, agora estou fascinada. Este video, de Motomichi Nakamura, ajudou. Vi uma entrevista em que ele contou que o fez depois de passar por um problema médico e que isso o influenciou. É um video estranho.
video em cores Mondrian?

De Michel Gondry (o realizador de Eternal Sunshine of the Spotless Mind). Este "Fell in Love With a Girl" é um dos videos fantásticos dos White Stripes - outro muito bom é o de "The hardest button to button".
Video em azul

Um dos meus videos preferidos de Chris Cunningham - que fez também o "All is full of love", da Bjork, e o "Come to daddy" e "windowlicker" de Aphex Twin - é este "Frozen" (Madonna).

quinta-feira, agosto 17, 2006

a shyness that is criminally vulgar

As tATu têm, no seu primeiro álbum, uma cover do “How soon is now” dos Smiths. Quem não conhece pensará logo que deve ser horrível. Ora, eu acho que elas até se safam bem – lá mais para o meio há uma parte mais gritona que se calhar era dispensável – mas é uma versão que nunca passo à frente quando me aparece no leitor de mp3. Está (espero que ainda) aqui.
Noutro estilo, há uma versão bigoduda e de chapéu de cowboy de uns tipos chamados The Bosshoss (que aparentemente não são americanos, mas alemães), que pegaram em vários sucessos incluindo o "All the things she said", das tATu. Pode ouvir-se uma amostra, ou comprar todo um disco de versões do mesmo género, aqui.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Distant as the Milky Way

aqui tinha falado de Girl Talk, esse tipo que resolveu misturar dezenas de músicas numa espécie de mega-mashup. Claro que já tinha andado a tentar identificar os pedacinhos das músicas, mas entretanto houve dois blogs (este e aquele) que não só fizeram isso como puseram as músicas on-line (eles avisam que será por poucos dias!). Dá para tirar temas que de outro modo não arranjaria. Os leitores vão confessando nos seus comentários os seus ‘guilty pleasures’. O meu não é o Phil Collins (há limites) nem os MARRS, mas sim o Stevie Wonder - My cherie amour. Pronto.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Start agaaaaaiiin!

Nada como uma boa mão-cheia de covers de músicas dos anos 80. The Harvey Girls têm um álbum de versões, que se chama "Our History is Your Kitsch", à borla - embora seja bastante encorajado deixar-se alguma contrapartida pelo download - no seu site.
Adoro a cover que fizeram do "White Wedding", um original do Billy Idol. Noto com preocupação que é a segunda vez que falo do Billy Idol neste blog.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Post feminista e religioso

Estava a ler um artigo sobre as jovens bloggers feministas (de Joana Amaral Cardoso, na Pública) e pensei que apesar de ser feminista acho aborrecido discutir todas nuances do que a palavra implica. Por outro lado, dei por mim a pensar que nesta minha mania das covers acabo por escolher muitas de mulheres. E andava por esta altura começar um post sobre músicas com Deus no título. Assim, resolvi misturar tudo. Assim aqui vai: um post feminista-religioso - músicas com deus no título, só gajas a cantar.

1. God Only Knows terá sido a primeira música pop a usar “deus” no título. Eu gosto de uma versão de Petra Haden. A ouvir aqui.

2. Outra música que eu ando a ouvir repetidas vezes é “Oh my God”. O original é dos Kaiser Chiefs, a cover da Lily Allen. Pode ser ouvida aqui, ainda, acho eu.

3. Entretanto está aí a banda do verão, os El Perro del Mar, que tem um nome irritante mas uma música que, muito convenientemente para este post, se chama “God Knows” e que - ainda mais conveniente - tem um vídeo giro. Está aí, cortesia youtube!

4. Mostrando bem o espírito do tempo, a Pink garante que “God is a DJ” (não vou pôr nenhum link já que a música é muito má) ...

5. ... e o rapper 50 Cent proclama “God gave me style” (idem, idem...). É por estas e por outras que eu sou como a Jenny Lewis – Born Secular. A ouvir aqui.

quarta-feira, agosto 02, 2006

woke up this morning singing an old beatles song

Hoje rendi-me aos posts temáticos e decidi ver músicas que falam de outras músicas. Já foi feito em milhares de sites, até na wikipedia, que tem uma lista de referências tanto veladas como abertas a outros músicos... Há muitas outras - não vale a pena sequer mencionar o género rap/hip-hop e as suas autoreferências. Este é mesmo só um "top 5"...

1. Camera Obscura - Lloyd, I'm Ready to Be Heartbroken
Encontrei na Net e tive de fazer download por causa do nome do tema. Entretanto descobri que não gosto da música. Dá para ouvir no myspace deles. Mas o título é giro! Ou não?

2. Cansei de Ser Sexy – Let’s Make Love and Listen to Death From Above
Exemplo de uma bela rima ... e de várias remisturas engraçadas. Algumas aqui.

3. Caetano Veloso - It's a long way
OK, a referência não está no título mas é a primeira música decente da lista... “woke up this morning singing an old, old beatles song”.

4. LCD Soundsystem - Daft Punk is playing at my house
Já está na wikipedia, claro.

5. Replicantes - Quero uma festa punk
Esse êxito!
Quero uma festa que não tenha Stones
Gosto muito deles, mas quero os Ramones
Quero uma festa que não tenha Beatles
Se é pra recordar, prefiro Sex Pistols