quinta-feira, setembro 04, 2008

Your voice is soft like summer rain

Ah, tantas versões desta bela música de Dolly Parton com um nome de uma mulher ainda melhor...

Susanna And the Magical Orchestra - Jolene (ver)

The White Stripes – Jolene (ver)

The Sisters of Mercy – Jolene (ver)

Leila Forouhar – Jolene (ver - exige registo no site IranOldies mas, aviso: a versão é em inglês...)

Tudo isto me faz lembrar de várias músicas com nomes de mulheres estranhos ou feiosos. Os Beatles são especialistas nisso (Dear Prudence, Eleanor Rigby ou Julia), a mais recente de que me lembro é Valerie (Zutons, mais conhecida na versão de Mark Ronson e Amy Winehouse), e há os clássicos como Sheena is a Punk Rocker (Ramones), Delilah (outro tipo de clássico), passando pelos irritantes Roxanne (Police) ou Come on Eileen (Dexys Midnight Runners), e por algumas menos conhecidas do David Bowie (Janine ou See Emily Play, esta cover de Pink Floyd). E com nomes de homens? Para já só me ocorre o Denis dos Blondie (que é, descobri agora mesmo, uma cover de uma música chamada Denise, dos Randy and The Rainbows, ou seja parte deste relambório lá de cima). Mas deve haver mais...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Duas mais:
http://www.lastfm.com.br/music/Radiohead/_/Lewis+(Mistreated)
http://www.youtube.com/watch?v=gskAeWgEExk

e já agora uma cover:
http://www.last.fm/music/TV+on+the+Radio/_/Mr.+Grieves

3:46 da tarde  
Blogger maria said...

Boas ideias!
nunca me teria lembrado dos Radiohead, e o Mr. Grieves, embora o nome seja mais metafórico, tem uma bela cover (na verdade neste momento lembro-me mais da versão do que do original, tenho de ouvir de novo os pixies...)
Obrigada!

4:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi uma revelação, o dia em que ouvi o original! E pelo vistos, a canção lá teve o efeito pretendido:)... como diria o Varanda... respect;)!

10:32 da manhã  
Blogger q. said...

nisto dos nomes, e segundo os meus (parcos) conhecimentos, ganha a eleanor, que depois de aparecer na música dos beatles aproveitou para colocar as botas segundo os franz ferdinand para depois, mais cansadota, se apresentar apenas (e só) em nome próprio pela pena dos jet. mas isto de falar da eleanor e acabar na música do jet é assim para o idiota até porque no que aos nomes próprios diz respeito os franz têm também a jacqueline e o michael. e se mais não acrescento e´ porque os conhecimentos são (realmente) parcos.

1:22 da manhã  
Blogger maria said...

M.: podes crer, Respect!!
Q.: Pois é a eleanor e a jacqueline tinham-me escapado completamente! Boa.

2:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jonee B.Good

12:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home