terça-feira, junho 19, 2007

Diferente mas parecido - I

Algo um pouco diferente neste post. São os originais de músicas que estamos habituados a ouvir de outra maneira porque a versão ficou mais conhecida do que o original... Hoje são meia dúzia, mas um dia destes vão aparecer mais.

Gloria Jones -
Tainted Love (mp3)
Já toda a gente sabe que a música dos Soft Cell é uma cover, mas eu só há pouco tempo encontrei o original...

Odyssey - If You're Looking for a Way Out (ouvir no my space deles)
Já do disco do início da decadência dos Tindersticks, o original é este. Enfim...

Toots and Maytals - Pressure Drop (ouvir no YouTube)
Mais conhecida na versão mais energética dos Clash ou mesmo dos Specials.

Al Green - Take Me to the River (mp3 neste blog)
Eu sou fã dos Talking Heads. E quase poderia ser fã do Al Green, nem que fosse só por isto. Mas tantas vezes ouvi a cover dos Talking Heads que o original parece mesmo estranho.

Wilbert Harrisson - Let's Stick Together (mp3 neste blog)
Realmente tem mais estilo pelo Bryan Ferry de bigode e a Jerry Hall a dar à cauda...

John Kongos - He´s Gonna Step On You Again (ouvir no MySpace dele)
Segundo a Wikipedia, esta é considerada pelo Guiness a primeira canção a ter usado um sample, uma gravação de tambores africanos. Os Happy Mondays pegaram neste tema que aparentemente na altura (em 1971) foi um sucesso (a mim o John Kongos passou-me ao lado) e mudaram algumas coisas, abreviando, por exemplo, o título do tema.